Iniciação ao LCD 16X2

Olá!

Vamos falar no componente mais importante, para alem do uC, claro!

LCD, permite-nos visualizar a informação que queremos mostrar, para este componente existem diversas librarias, no entanto vou colocar uma libraria bastante simples que faz o necessário para mostrar a informação, por exemplo a leitura de um potenciómetro pelo ADC.

Quando trabalhamos com uC com RAM reduzida é muito importante termos a garantia que as librarias que usamos são o mais “light” possível, para usarmos a memoria para o essencial e não para “derrete-la” com bibliotecas que tem muitas funcionalidades, mas que na pratica não a estamos a usar.

Uma das vantagens desta biblioteca é o facto de podermos usar apenas 4bits, ou seja, 4 pinos de um respetivo PORTO, a segunda grande vantagem é podermos utilizar o mesmo PORTO, ara trabalhar com o LCD, deixando assim livres os restantes PORTO’s para diversos periféricos.

Podemos aceder ao manual HD44780 , e verificar quais os procedimentos para podermos escrever em cada segmento do LCD, no entanto o melhor mesmo é por mãos a obra e testar a funcionalidades, existem várias demonstrações sobre este assunto.

Para começarmos temos de identificar o PINOUT do LCD aqui falarei do LCD16X2 com chip HD44780, o (mais comum) vendidos las lojas Sugeridas .

lcd16x2

1 Vss Ground (Massa)
2 Vdd Vcc(+5V)
3 Vo Potenciómetro
4 RS Activar Registos
5 RW Escrita/Leitura
6 E Activar
7 D0 Dados
8 D1 Dados
9 D2 Dados
10 D3 Dados
11 D4 Dados
12 D5 Dados
13 D6 Dados
14 D7 Dados
15 A LED(+5V)
16 K LED(Massa)

aqui podemos ver o código das livrarias usadas para o LCD 16X2

[pastacode lang=”c” user=”norlinux1″ repos=”lcd” path_id=”lcd4bits.h” revision=”master” highlight=”16″ lines=”” provider=”github”/]

[pastacode lang=”c” user=”norlinux1″ repos=”lcd” path_id=”lcd4bits.c” revision=”master” highlight=”1-105″ lines=”” provider=”github”/]

Disponibilizo o código fonte para diagnostico Atmega8 do modo de funcionamento Atmega8_LCD_ADC, fica por enquanto esta dica para breve forneço as ligações para trabalhar com Proteus. Veja o video do trabalho realizado!

http://videos.sapo.pt/vPkrs3kdAckSZTvBOdnk

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s