Iniciação ao LCD16X2 ( Parte 2)

Olá!

Nesta segunda parte vou sugerir uma biblioteca, muito bem construída por  Scienceprog, trata-se de uma biblioteca construída para LCD de 4 ou 8 bits.

Como se pretende o menor numero de pinos ocupados utilizo sempre 4 bits.

  • Tem a enorme vantagem de utilizar o mesmo porto sem conflito no envio de caracteres…

Abaixo um video demonstrativo com simulação em Proteus, embora video de má qualidade ( em breve terei a mais alta definição ) dá perfeitamente para visualizar a funcionalidade da biblioteca com progress bar e animação de caracteres.

Por respeito a quem construiu a biblioteca não post aqui, mas envio a pedido para quem solicitar , deixe sua mensagem!

 

 

 

De seguida deixo ficar o Codigo Fonte, do main para verificares como se coloca o progress bar em funcionamento:

[pastacode lang=”c” manual=”%2F*%0A%20*%20ProgressBar_ADC.c%0A%20*%0A%20*%20Created%3A%2008-12-2016%2021%3A07%3A10%0A%20*%20%20Author%3A%20User%0A%20*%2F%20%0A%0A%0A%23include%20%3Cavr%2Fpgmspace.h%3E%0A%23define%20F_CPU%208000000UL%0A%23include%20%3Cutil%2Fdelay.h%3E%0A%23include%20%22lcd_lib.h%22%0A%23include%20%22avr_config.h%22%0A%0A%2F%2FStrings%20stored%20in%20AVR%20Flash%20memory%0Aconst%20uint8_t%20LCDprogress%5B%5D%20PROGMEM%3D%22READING%20ADC…%5C0%22%3B%0A%0A%0A%0Aint%20main(void)%0A%7B%0A%09Init_AD()%3B%09%0A%09LCDinit()%3B%0A%09%0A%09while(1)%2F%0A%09%7B%0A%09%09CopyStringtoLCD(LCDprogress%2C%201%2C%200)%3B%0A%09%09uint8_t%20valorAD%3DLer_254()%3B%0A%09%09LCDGotoXY(0%2C%201)%3B%0A%09%09LCDprogressBar(valorAD%2C254%2C16)%3B%0A%09%7D%0A%09return%200%3B%0A%7D” message=”ProgressBAR” highlight=”” provider=”manual”/]

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